Juventude significa compreensão. Texto de Abdullah Öcalan.

“Assim como grandes infortúnios advêm da ignorância, um grande amor surge do profundo conhecimento, consciência e compreensão. Para isso, é necessário pensar grande. Grandes pensamentos mantêm o humano vivo. O ser humano vive em prol de grandes pensamentos pelos quais ele trabalha. Se vocês pensarem grande, criarão grandes coisas. Somente grandes pensadores podem mudar o mundo.”
– Abdullah Öcalan

Juventude significa compreensão. Compreensão significa justiça. Portanto, deve-se ter vasto conhecimento e ser capaz de se organizar de forma substancial. Insistam na sua liberdade, insistam sempre na legítima defesa, na paz e na irmandade.

Defesa, paz e irmandade. Isto equivale a uma paz sagrada. Nascemos como um movimento da juventude [PKK]. Nosso movimento, como força dinâmica fundamental da liberdade e da democracia, nasceu para desempenhar um papel histórico.

Estamos travando a luta pela liberdade e pela democracia com a mesma emoção e esperança de nossa fundação, e ainda mais intensamente. Como um movimento da juventude, vamos fazer da liberdade e da democracia soberanas. Pois a luta pela liberdade e pela democracia só pode ser conduzida com dinamismo e compreensão de uma ideologia. Juventude significa coragem, vontade e consciência. Quando coragem e vontade são combinadas com a consciência, não há nada mais que não possa ser conquistado. Aqueles que têm aspiração e ambição podem perceber isso. Assim como grandes infortúnios advêm da ignorância, um grande amor surge do profundo conhecimento, consciência e compreensão. Para isso, é necessário pensar grande. Grandes pensamentos mantêm o ser humano vivo. O ser humano vive em prol de grandes pensamentos pelos quais ele trabalha. Se vocês pensarem grande, criarão grandes coisas. Somente grandes pensadores podem mudar o mundo. Compreensão significa justiça; e justiça significa alcançar a verdade.

Portanto, vocês devem ter um vasto conhecimento e serem imensamente capazes de se organizar. Insistam eternamente em sua liberdade, insistam eternamente na legítima defesa, na paz e na irmandade. Irmandade. Isto equivale a uma paz sagrada. Vocês amarão as pessoas. Seus corações baterão junto com os corações das pessoas, suas mentes às preocupações das pessoas. Não há outro caminho. Vocês acreditarão em nosso povo. Abraçar a dignidade é abraçar a identidade. Conhecerão sua própria realidade. Amor, ambição, criação, esperança, dor e recriar-se, e, assim, tornar-se humano. Conseguirão se tornar jovens livres, de um povo livre. Somente assim poderão se tornar livres e dignos. Aqueles que podem dar sentido à liberdade e dignidade são fortes. Estes jamais morrerão.

Vocês devem ter um sólido conhecimento histórico. Seja para para provar um pão, você precisa ter um sólido conhecimento histórico. Devem ser experientes em história, sociologia e outras ciências. Sem esse conhecimento, não poderão saber o que é pão, família, amizade, laços sociais e todas as outras experiências. É necessário ter um bom conhecimento das classes sociais, da história e da sociedade. Com esse conhecimento e bom companheirismo, expressarão sua própria forma de lutar. Só assim, poderão lutar pelas pessoas e por uma Turquia democratica na maneira correta.

Desenvolvam uma personalidade de paz: a verdadeira coragem pode promover uma personalidade de paz; somente os fortes podem fazer isso. Se a democracia e a liberdade não existem para vocês, elas não existem para ninguém. A paz, a honrosa paz, requer uma personalidade forte. Não se contentem com menos. Quando cavamos um buraco com uma agulha, fizemos isso em condições difíceis. Em nome da irmandade, da humanidade e da liberdade, permanecemos firmes. Se nós fizemos, você também pode. Bravura significa entender, compreender e agir livremente. Significa servir à liberdade e à igualdade. Se uma pessoa permanece resiliente, ela é mais forte que um estado.

Por todos os povos oprimidos do mundo, vocês devem elevar sua luta pela democracia global. Criar uma civilização democrática, em que as culturas, as classes sociais e os gêneros se misturem é importante. Como podemos levar o Oriente Médio a se tornar uma civilização democrática? E como podemos realizar a democratização curda com base na irmandade? É preciso pensar. A democracia é, pelo menos, tão importante quanto a própria emergência da civilização.

A realização da democracia entre os curdos é a realização de um sonho de cinco mil anos do Oriente Médio. O sucesso da democracia curda será o alvorecer dos povos do Médio Oriente. Vocês devem dar início a um amplo movimento de democracia e elucidação. Para isso é necessário, acima de tudo, ter fé. Modernizem suas personalidades. Fortaleçam suas energias; internalizem a democracia. O caminho para a democracia é a paz e a irmandade. Ao invés do nacionalismo, devemos aprofundar a democracia. Com ela, todos ganharão. O nacionalismo é o clanismo moderno – e, seja tradicional ou moderno, o clanismo é inadequado. Cada classe, cada cultura se unirá em torno de representações democráticas que realizam a ampliação da liberdade; uma coalizão de forças trará prosperidade e justiça. A juventude é a garantia da democracia. Para desempenhar esse papel, os jovens devem educar-se de modo profundo. É com espírito mobilizador e democrático que deve desempenhar esse trabalho.

Democracia significa mobilização, organizar a todas as pessoas, dos 7 aos 70 anos de idade. Despertem a sua consciência democrática para um trabalho profundo e um amor intenso. Despertem-se, eduquem-se, organizem-se, sistematizem suas próprias demandas, tomem iniciativa. Vivam de forma consistente. Eu vivo de forma consistente. Viver sem princípios faz você envelhecer. Juventude significa necessariamente ser forçado a viver consistentemente. Quando eu era criança, eu disse: “Se você vive, que seja livre.” Eu rejeitei uma vida sem liberdade. Continuo a fazer o meu melhor aqui por todos vocês, para criar liberdade e dignidade. Os jovens, não importa onde estejam, como os Kawa¹ modernos, têm que ser a voz da democracia, da justiça e da liberdade contra a violência e a exploração. Kawa e Zaratustra foram ambas respostas eficientes a mentiras, violência e exploração.

Faço um chamado aos jovens curdos e turcos para que desenvolvam ainda mais esses esforços. Desenvolvam esses esforços. Faço um chamado à juventude democrática para que intensifique esta luta. Em todos os lugares estamos caminhando para uma vitória rápida; as contradições serão resolvidas, mas mais do que o habitual, vocês devem se apoiar mutuamente. Faço um apelo aos jovens, para que se levantem juntos, como uma grande força, pela paz e pela democracia: “Uma marcha para o triunfo da paz”. Para um país ainda mais livre, uma vida ainda mais digna, todos os jovens devem realizar o que vem em seu caminho. Esta é também uma responsabilidade histórica. Tudo o que fizeram até agora foi por um futuro de liberdade e honra da juventude. A juventude que criamos compreenderá e engrandecerá isso. Com base nisso, ofereço minhas saudações e amor.

Abdullah Öcalan

¹ Kawa é o herói da Lenda de Newroz em que luta contra o Tirano Dahak. Ele organizou o povo nas aldeias e com seu grande plano matou o tirano trazendo liberdade ao povo. Quando Dahak morreu, as pessoas de cada aldeia acendiam uma fogueira nos picos das montanhas para informar todas as outras pessoas ao redor.

Scroll to Top