O Buscador da Verdade – Bager Nûjiyan

Estamos escrevendo esta brochura no outono, época de mudanças e a estação favorita de Şehîd1 Bager Nûjiyan. Um tempo antigo está passando para dar lugar a um novo. Şehîd Bager caiu como mártir em 14 de dezembro de 2018, devido a um ataque de drone do Estado turco nas Áreas de Defesa de Medya. Quando homenageamos nossos mártires no movimento de libertação curdo — aqueles que deram suas vidas na luta pela liberdade — prometemos vingá-los. Somos um com eles, inseparáveis uns dos outros. Quando um amigo cai, é como uma folha que cai de uma árvore. Ela cai e se torna terra nova, uma nova base para a árvore, para um novo crescimento, e com galhos ainda mais fortes. Esta árvore cresce incansavelmente. Não temos dúvida de que tudo em nós luta pela vida.

Quem foi Şehîd Bager? Não o conhecíamos pessoalmente, assim como grande parte do movimento juvenil. Quando ele deixou a Europa, éramos crianças ou tínhamos acabado de começar a desenvolver a consciência política na escola. Quando conhecemos o movimento curdo, ele já havia caído há vários anos. No entanto, conhecemos o movimento por meio dele. Talvez tenhamos visto seu rosto pela primeira vez em eventos, em livros, brochuras ou em uma foto na casa de amigos. Talvez tenhamos ouvido uma história sobre ele, uma lembrança de um momento que um amigo passou com ele, ou tenhamos ouvido falar de suas análises que mais tarde moldaram nossa visão de mundo. Muitos de nós encontramos a brochura com seus escritos em algum lugar, as mesmas que você tem em mãos agora. Os textos que republicamos aqui são seus pensamentos das montanhas, suas cartas para amigos e movimentos companheiros, memórias de seus amigos.

Na primeira edição do folheto, acrescentamos uma entrevista com um antigo amigo dele e um e-mail que ele escreveu de Rojava para a Europa, oferecendo uma perspectiva àqueles que lutavam lá. Seus pensamentos continuam a viajar pelo mundo.

Scroll to Top