É muito importante entender o significado de “Heval” ou “Rêheval” no contexto da nação democrática sob o ponto de vista do PKK. – ABDULLAH OCALAN
Os relacionamentos de camaradagem encarnam, ou deveriam ser o cerne ou essência das relações sociais. Relações cooperativas refletem tanto a história quanto o futuro de uma sociedade. De fato, estas são relações ideológicas; elas são, por assim dizer, relações verdadeiras entre pessoas que são criadas pela ideologia e são evocadas e assim vem à tona.
Nesse sentido, união entre dois “Rêhevals” (camaradas) não somente ideologicamente, mas vivenciada como uma unidade verdadeira e, sob a capacidade ideológica, uma união sem distinções. Se dois camaradas (Rêhevals) realmente compreenderam esse segredo da camaradagem e se tornaram uma unidade, também devemos entender este vínculo como uma forte representação da “verdade”.
Ser camarada significa fazer parte da verdade representada. Fora isso, é desnecessário procurar em outro lugar definições de camaradagem (Rêhevaltî). Pessoas que não tem realmente um grande desejo pela verdade não deveriam embarcar no caminho da camaradagem. Qualquer um procurando por gratificação de impulsos primitivos, luxúria e lucro pessoal nunca será apto a ser um “Rêheval”. Com isso, essas pessoas não podem ser consideradas como quem incarna a camaradagem. Aqueles flagrados tendo fé cega ou sentimentos fanáticos também não podem ser camaradas. Relações cooperativas necessitam serem propriamente internalizadas.
Você certamente não pode falar sobre camaradagem e embarcar nesse caminho de uma forma sem sentido, quando você não supera a ideologia do casamento, com a simples tradição dos papéis de gênero entre homem e mulher. Relações de camaradagem devem libertar as pessoas do desejo por dinheiro, pertences, propriedade e posses, libertar as mulheres da posição de dona de casa, os homens do machismo, do desejo pelo consumo de produtos, perseguindo seus anseios e luxúrias, sua obsessão por poder, coragem cega ou medo e todas as relações, pensamentos, ditados e ações similares que surge do caminho.
Essas correntes te enganam na busca pela verdade e para a representação da mesma identidade, se afaste. Tais perigos devem ser prevenidos e evitados com sucesso. Ao mesmo tempo, as relações devem ser ideológicas, políticas, moral e organizacionalmente equipada suficientemente para lidar com qualquer situação vivenciada. Deve ser hábil a sempre falar e praticar a verdade sob quaisquer circunstâncias. Somente a coesão e a unidade partidária podem igualar as capacidades destes e pôr em prática relações cooperativas. Essa é a única maneira de se tornar um orador no futuro e se tornar a vontade da sociedade histórica. O PKK somente trabalha com estes padrões de relações de cooperação para satisfazer seu papel histórico e social.
[Excerto do Volume V do Manifesto da Sociedade Democrática: A Questão Curda e a Solução da Nação Democrática – Abdullah Öcalan]