Chamada para as Brigadas Internacionais de Trabalho – “Junta-te a nós, torna-te voluntário! Juntas defenderemos Rojava, trabalharemos coletivamente e construiremos uma vida comunal!“

303 0
Image

A Rede para a Amizade Internacional, da qual a Comuna Intenacionalista faz parte, lançou um comunicado a anunciar as Brigadas Internacionais de Trabalho que irão até Rojava na primavera de 2022. Para mais informações relativas às Brigadas e a como te increveres visita o site rojavavolunteers.com.

Comunicado:

A luta do povo de Rojava chamou a atenção de todo o mundo ao longo dos últimos 10 anos. No meio do conflito, da crise e da guerra no Médio Oriente, um projecto alternativo exemplar está a ser levado a cabo no Curdistão Ocidental e no nordeste da Síria. O povo da região resistiu à opressão, libertou a sua terra da ocupação, defendeu-a contra o Daesh e criou a Administração Autónoma com base na fraternidade dos povos.

Desde 2012, o povo de Rojava tenta organizar-se sobre os princípios do paradigma de uma sociedade democrática e ecológica e da liberdade das mulheres para desenvolver uma vida livre e digna. Devido ao sangue dos dez milhares de mártires e ao esforço e suor da população local, grandes conquistas já foram alcançadas, por exemplo: a luta de libertação das mulheres, a criação de auto-governo democrático regional e local dos povos e a concretização do direito e garantia de coexistência, auto-organização e expressão para cada nacionalidade, língua, cultura e religião regional.

Numa altura em que a crise e o caos no Médio Oriente se aprofundam devido ao nacionalismo, racismo, sexismo e fundamentalismo e as forças capitalistas internacionais tentam forçar os seus projetos neocoloniais sobre as populações, Rojava subiu ao palco da história para dar esperança e um novo sopro de vida à humanidade. Com base e inspiração na ideia de uma nação democrática, desenvolvida por Abdullah Ocalan, a Revolução de Rojava deu uma nova esperança à possibilidade de uma vida livre, pacífica e digna. Mas até hoje a sobrevivência deste importante projecto não está garantida. Há mais de 9 anos que Rojava está sob embargo. Há mais de 9 anos que Rojava tem sido continuamente confrontada com ataques pesados do exterior e luta para se defender. As regiões de Efrîn, Serêkaniyê e Girê Spî foram invadidas e ocupadas pelo Estado turco e diariamente há ameaças de novos ataques. Além disso a água das principais linhas de abastecimento e rios da região está a ser cortada e um conceito de guerra especial está a ser implementado contra Rojava para causar problemas, crises e conflitos nas regiões da Administração Autónoma. Apesar de tudo isto, Rojava demonstrou que mesmo sob as mais difíceis condições é possível construir a própria vida com as próprias mãos.

Este enquadramento e a realidade da situação de guerra constante nunca se tornou uma razão para os povos de Rojava não seguirem os seus sonhos e implementarem as suas ideias de uma vida democrática. Com um esforço incrível, as pessoas auto-organizaram-se em comunas nas suas aldeias e bairros e construiram a sua própria administração desde baixo até cima. Apesar da falta de recursos, toda a gente se está a esforçar para desenvolver projetos energéticos e ecológicos. As cooperativas estão a ser organizadas e desenvolvidas como um modelo para superar, passo a passo os injustos modos de produção capitalista. Começando a partir do zero, passo a passo, a economia está a ser organizada, desenvolvida e melhorada para garantir que Rojava se possa manter de pé com os seus próprios recursos e ser auto-suficiente. Além disso, o sistema escolar e educacional foi completamente alterado e renovado para garantir a cada criança a possibilidade de estudar na sua língua materna. Do ponto de vista social, foi dado e continua a ser dado um enorme esforço para superar os distúrbios da mentalidade sexista, patriarcal, fundamentalista e racista e para promover um modo de vida baseado na igualdade, no respeito, na justiça e na liberdade. Em todo o lado, as mulheres e os jovens organizaram-se autonomamente para trabalhar e lutar por uma sociedade determinada , independente e dinâmica e para garantir a liberdade das mulheres em todo o lado e para sempre.

Os povos de Rojava estão a resistir contra o fascismo e a ocupação. Enfrentando condições violentas e difíceis, continuam a sua vida cotidiana e tentam construir algo novo. Em conjunto enquanto diferentes organizações de Rojava fundámos a Rede para a Amizade internacional. Na história da luta dos povos oprimidos a solidariedade e o apoio internacional sempre foram uma das nossas armas mais poderosas e a solidariedade para nós não é em primeiro lugar um tópico de palavras e teoria, mas de trabalho e prática: foi praticada em Espanha em 1936, em Angola em 1975, no Vietname em 1968 e em muitos outros lugares ao longo da história.

Também hoje existem exemplos vivos. Existem atualmente exemplos vivos de solidariedade prática com o conceito de brigadas de trabalho civil, por exemplo, em Cuba e na Palestina. Brigadas Internacionais foram organizadas para apoiar as lutas de liberdade popular em todo o mundo em diferentes fases da história. Hoje queremos continuar esta tradição em Rojava sob o nome de “Voluntários de Rojava – Brigadas de Trabalho” . Queremos dar-vos a oportunidade de conhecer a nossa terra, aprender sobre a realidade da nossa luta, partilhar o vosso conhecimento, trabalho e “suor” connosco, para reforçarmos em conjunto a luta internacional por uma vida livre e comunal.

Apelamos a todas as democratas, socialistas, revolucionárias e internacionalistas: Junta-te a nós, torna-te um voluntário! Juntas defenderemos Rojava, trabalharemos coletivamente e construiremos uma vida comunal!“

Vem conhecer Rojava, pôr a solidariedade em prática e ajudar-nos a quebrar o embargo económico e político a Rojava!

A primeira Brigada de Trabalho terá lugar na primavera de 2022, de março a abril. Preparámos um programa de 21 dias de discussões políticas e oficinas, atividades sociais e culturais, trabalho prático numa cooperativa e numa aldeia local e um tour a lugares importantes e significativos em Rojava.

Podes ver o nosso programa aqui

Se tiveres perguntas ou quiseres inscrever-te para uma brigada de trabalho, por favor envia-nos um e-mail para [email protected]

Rede para a Amizade Internacional,

Outubro de 2021