O espírito do 15 de Agosto está vivo!

50 0

#UniteInResistance com a heróica luta pela liberdade da guerrilha!
Ação, e juntas nós #SmashTurkishFascism

O 15 de Agosto não é apenas uma qualquer data. Já por 37 anos, o seu significado histórico é relembrado através do Curdistão, Médio Oriente, Europa e além disso. Marca não só um dia significativo, mas introduziu uma época de esperança, resistência e luta revolucionária que continua e é revivida na vida quotidiana de luta no Curdistão, inspirando milhões em redor do mundo!

A 25 de Agosto de 1984 marca-se o começo da luta armada do movimento de libertação curdo e a guerra da guerrilha, quando forças do PKK – após anos de preparação – atacaram estações da polícia e do exército em Eruh e Şemzinan no ocupado Curdistão do Norte (Bakur), dando uma resposta decisiva ao colonialismo Turco e marcando um ponto crucial na mudança para a posterior atmosfera generalizada de falta de esperança e derrota. As ações decisivas de um pequeno grupo liderado por Şehîd Agit (Mashum Korkmaz), contra os fascistas Turcos quebrou a atmosfera de derrota e continuou o legado da heróica resistência nas prisões do 14 de Julho de 1982. Após o golpe de estado fascista de 12 de Setembro de 1980 na Turquia, a maior parte dos movimentos revolucionários e vozes de oposição foram ou esmagadas ou escolheram procurar refúgio no exílio. Mas a resistência na infame prisão de Amed em 1982, a ações determinadas de 15 de Agosto em 1984 abalaram os fascistas e não só meteram em andamento, mas como manifestaram também um processo revolucionário que continua ainda hoje!

A ação de um pequeno grupo cedo se transformou na luta de milhões. As revoltas de massas nos anos de 1990, as conquistas no campo das políticas democráticas e a revolução de Rojava – tudo isto não teria sido possível se a ofensiva de 15 de Agosto não tivesse acontecido. 15 de Agosto não é um aniversário normal ou apenas um dia de memória; 15 de Agosto é o ponto de começo do agora processo revolucionário de vanguarda na região; é um dia para renovar a nossa promessa de continuar a luta revolucionária com determinação todos os dias!

O espírito de resistência determinante do 15 de Agosto é com a maior dedicação e heroísmo exemplificado na resistência diária da guerrilha contra o fascismo Turco. Por mais de 100 dias agora, a guerrilha está a escrever mais uma história épica, resistindo heroicamente e defendendo a revolução no Médio Oriente e para além deste contra todos os ataques do estado fascista Turco feitos contra as regiões controladas pela guerrilha de Metîna, Zap e Avaşîn desde o dia 23 de Abril deste ano. A ditadura fascista do AKP-MHP tem feito de tudo, em particular com um conceito concreto nos últimos 6 anos, para quebrar a vontade de liberdade e resistência do povo Curdo e de todas as forças anti-fascistas na região. Os atuais ataques gerais pelo estado fascista Turco é a continuação da guerra nas cidades do Norte do Curdistão em 2015 e 2016, a invasão de Efrîn em 2018, Girê Spî e Serêkaniyê em 2019, assim como as guerras de agressão contra a guerrilha nas áreas de Xakurkê e Heftanîn. Não podemos sublinhar o suficiente: Apoiar e defender as conquistas da revolução em Rojava significa também apoiar e defender a heróica resistência da guerrilha, seguindo o espírito da resistência e a determinação revolucionária de 15 de Agosto.

O fascismo Turco não pode agir sozinho. A revolução no Curdistão é no Médio Oriente é atacada diariamente por governos oportunistas e imperialistas do mundo, em particular os EUA e Europa Ocidental assim como outros Estados, que juntamente com colaboradores e beneficiários capitalistas dão apoio tecnológico, militar, financeiro, político e diplomático aos ataques do regime fascista do AKP-MHP.

Por isto, como forças anti-fascistas e revolucionárias, é importante continuar a mostrar a nossa solidariedade e defender a revolução ao tomar ação contra todos os lugares de cooperação militar, diplomática e económica com o fascismo Turco nos nossos países e em redor do globo.

Apelamos a todos a continuarem a unirem-se em resistência! Toma a iniciativa com ações criativas nas ruas!

Bloqueia, Perturba, Ocupa

Vê o target map no website do RiseUp4Rojava!

Com o espírito da resistência do 15 de Agosto e Unidos com a luta da guerrilha, vamos derrotar o fascismo Turco, defender o Curdistão e construir a vida livre!

A revolução no Médio Oriente vai vencer – o fascismo vai ser esmagado!

Viva a solidariedade internacional!

Internationalist Commune of Rojava
Young Internationalist Women
RiseUp4Rojava Campaign